segunda-feira, 1 de maio de 2017

Igreja Matriz de Santa Teresa


História: Foi erguida onde no local inicialmente os moradores realizavam orações a Santa Teresa D’ávila, e essa é uma das versões a origem ao nome da cidade. Construída por imigrantes italianos, inicialmente era uma capela e em 1925 foi concluída a construção da igreja atual. A igreja passou por uma grande reforma entre 1986 e 1990 e foi retirado o altar principal, os afrescos da cúpula e as escadarias de acesso à porta principal.

Descrição Arquitetônica: É formada por três naves, na principal há quatro arcos em cada lado que a separa das naves laterais. Estas possuem quatro nichos em forma de oratórios, e acima deles a parede é vazada com pequenas colunas que permitem a entrada da luz natural. As paredes da nave principal são ornadas com quadros  da Via Crucis esculpidos em alto relevo. Na parte superior das paredes laterais existem quatro óculos com vitrais em forma de pétalas. O teto é ornado por dois lustres trabalhados com anjos em alto relevo. A capela Mor é antecedida por um arco com colunas laterais e capitéis florais torneados em dourado, formado por quatro arcos que sustentam a abóboda octagonal onde no cume existe entrada de luz por meio dos vitrais. É finalizado antes do altar mor por outro arco semelhante ao primeiro. Para acesso a capela-mor possuem dois degraus em mármore e uma mesa de consagração em madeira esculpida em alto relevo. No fundo do em um nicho em arco ficava originalmente o altar que foi retirado com a pintura de Cristo sendo arrebatado. As paredes do altar possuem borda com aproximadamente 50 cm em mármore. Onde existia o altar possui um óculo com vitrais branco em forma de pétalas. 

O tabernáculo onde localiza-se o sacrário é em madeira trabalhada e existem
pequenas janelas ogivais (uma em cada lado) com vitrais coloridos. A torre sineira parte do centro do frontão. Há um relógio, de data desconhecida, onde nas suas laterais dois nichos em formato de oratórios são utilizados para colocação das imagens sacras e acima pináculos triangulares os compõem. Acima das portas laterais existem dois alpendres com guarda corpo com colunatas em arco, que possuem nas extremidades dois nichos semelhantes ao da torre sineira. Na fachada lateral esquerda há o monumento ao Centenário da Imigração, com o nome das primeiras  famílias que chegaram ao município. A escadaria frontal que dá acesso a edificação foi completamente alterada, e seus balaústres substituídos por corrimão de metal.

Informações adicionais: Possui estado de bom estado de conservação. Sua visitação acontece durante todo o ano, sem necessidade de agendamento, e as visitas não são guiadas, e a entrada é gratuita.

Fonte: https://inventariosantateresa.wordpress.com/2013/09/29/igreja-matriz-de-santa-teresa/


Um comentário:

  1. Santa Teresa, muita história, muita vida. Matriz em reforma neste 2017! Linda cidade!

    ResponderExcluir